terça-feira, 20 de outubro de 2009

Dicas de gerenciamento da Integração

Um dos papéis mais importantes desempenhados pelo Gerente de Projetos é integrar as diferentes partes desenvolvidas pela equipe do projeto, da iniciação ao encerramento. Para projetos maiores esta atividade é crucial, uma vez que há muitos componentes a integrar e a composição de cada componente com os outros vai ser diferente. O Gerente do projeto deve ter autoridade suficiente para integrar todas as partes do projeto.

Os principais documentos desta área de conhecimento são:

. Termo de Abertura
. Declaração de Escopo Preliminar (somente no PMBOK 3ª Edição)
. Plano de Gerenciamento do Projeto

Desenvolver o termo de Abertura – desenvolver o termo de abertura que formaliza um projeto ou uma fase do projeto.

Um projeto normalmente é resultado de:

. Uma demanda de mercado
. Uma necessidade de negócio
. Uma requisição de cliente
. Um avanço tecnológico
. Um requisito legal
. Uma necessidade social

Cada projeto deve iniciar com um termo de abertura ou um contrato (se o projeto é feito sob contrato), chamado em inglês de “Project Charter” e com diversos nomes em Português. Este contém uma descrição de alto nível, em uma ou duas páginas, que fornece informação suficiente para que o projeto possa ser iniciado.

Normalmente o patrocinador cria uma Declaração do trabalho do Projeto (SOW – Project Stantement of Wokk), uma das entradas para o termo de abertura, na qual são listadas:

. A necessidade de negócios que deu origem ao projeto
. O escopo do produto e seus requisitos (especificações)
. Uma ligação com o plano estratégico da organização.


Você vai ver que o primeiro processo de cada uma das nove áreas de conhecimento em geral inclui Ativos de processos organizacionais e fatores Ambientais entre as entradas. Ativos de Processos Organizacionais são políticas, procedimentos, planos e diretrizes formais e informais das organizações envolvidas no projeto. As informações históricas são ativos valiosos, uma vez que o pessoal de sua própria organização viveu essas experiências e lhe deixou este guia.

O termo de abertura não contém detalhes que virão a ser descobertos em estágios posteriores, uma vez que o excesso de discussão sobre esses detalhes pode levar a atraso no início do projeto e a gastos para a organização (uma vez que nesse estágio normalmente ainda não há um centro de custo específico para o projeto). Além disso, o excesso de detalhes pode “engessar” o escopo do projeto, o qual deve ser progressivamente elaborado, atuando como restrições.

Restrições (internas e externas) limitam as opções da equipe do projeto, estando fora do controle da equipe. Qualquer projeto está sujeito à restrições de prazo, custo e escopo, conhecidas como “restrição tripla” (embora muitos autores façam a substituição de escopo por qualidade ou incluam a qualidade como uma quarta restrição).
Premissas são suposições ou hipóteses consideradas verdadeiras para o propósito do projeto,. Não têm de ser provadas. Toda premissa tem um risco associado. Se uma premissa se verifica falsa no decorrer do projeto, isto pode levar à mudanças no escopo.

Fonte: www.pmtech.com.br

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