Desde 30 de junho de 2009 o exame para Certificação PMP passou a utilizar a quarta edição do PMBoK®, lançada em 31 de dezembro de 2008. Mas o que mudou no conteúdo do livro? Em um artigo para a PROJECT SMART, Cyndi Snyder Stackpole, MBA, PMP, descreve quais as grandes mudanças por capítulo no nosso livro de cabeceira. Clique abaixo para descobrir o que mudou!
O Capítulo 1 nos oferece uma visão geral do que é gerenciamento de projetos e como ele se encaixa em programas, portfólios, organizações e operações. Uma das maiores mudanças é que o Guia PMBOK não menciona mais a Restrição Tripla composta de escopo, prazo e custo. Ao invés disso, ele discute sobre como gerentes de projeto devem balancear restrições de escopo, qualidade, prazo, custo, recursos e risco.
O Capítulo 2 não passou por grandes alterações, mas agora traz uma cobertura entendida do ciclo de vida do e das fases do projeto. Também traz informações mais detalhadas sobre os tipos de stakeholders.
O Capítulo 3 é o primeiro lugar em que as descrições de processos são introduzidas. O texto descrevendo os processos foi editado para que, na sua maioria, apenas a descrição do processo, composta por apenas uma frase, seja usada para introduzi-lo. Esta mesma descrição de processo está no capítulo da área de conhecimento, no início do capítulo e como a primeira frase do processo em si.
O Capítulo 4 passou de sete para seis processos. O processo Desenvolver a Declaração Preliminar do Escopo foi eliminado. Nos sentimos que isso poderia ser tratado dentro do processo Definir Escopo através do conceito de elaboração progressiva. A outra mudança é a descrição do plano de gerenciamento do projeto, como dito no meu artigo anterior.
No Capítulo 5, movemos a discussão sobre o plano de gerenciamento de escopo para a introdução, seguindo a mesma lógica utilizada para o plano de gerenciamento de custos e de cronogramas nos capítulos 6 e 7 respectivamente. Há um novo processo chamado Coletar Requerimentos. As principais saídas deste processo são os planos de gerenciamento de requerimentos (parte do plano de gerenciamento do projeto), uma matriz de rastreamento de requerimentos e a documentação dos requerimentos. Além disso, mais ênfase é dada nas baselines de escopo compreendia na declaração de escopo do projeto, a EAP e o dicionário da EAP.
O Capítulo 6 eliminou a discussão sobre o método do diagrama de setas como uma técnica de sequenciamento de atividades. Nós também alinhamos a informação sobre estimativas de três pontas com estimativas de custo, de forma que o conteúdo tornou-se similar.
O Capítulo 7 inclui a estimativa de três pontas, como mencionado acima, e adicionou uma técnica de índice de desempenho para o termino (TCPI) ao processo Controle de Custos. As entradas e saídas para Controle de escopo, Controle de Cronograma e Controle de Custo estão mais alinhadas agora do que na Terceira edição.
O Capítulo 8 traz gráficos e tabelas adicionais para demonstrar alguns conceitos. Há uma discussão mais elaborada sobre o custo da qualidade e limites inferiores e superiores são introduzidos. O termo baseline de qualidade foi eliminado.
O Capitulo 9 adicionou uma cobertura significativa sobre as habilidades interpessoais nos processos Desenvolvimento do Time do Projeto e Gerenciamento do Time do Projeto. Maior cobertura dos estágios de desenvolvimento de equipe (team building), gerenciamento de conflitos, liderança, influencia e tomada de decisões foram introduzidos. O processo Gerenciamento do Time do Projeto foi movido de Monitoramento e Controle para o grupo de processos de Execução.
O Capítulo 10 adicionou um novo processo ao grupo de processos de iniciação, Identificar Stakeholders. As principais entradas incluem o Registro de Stakeholders e a Estratégia de Gerenciamento de Stakeholders. O processo da Terceira Edição, Gerenciamento dos Stakeholders foi mudado para Gerenciar Expectativas dos Stakeholders e movido de Monitoramento e Controle para o grupo de processos de Execução.
O Capítulo 11 quase não sofreu alterações.
O Capítulo 12 consolidou seis processos em quatro. Os quatro processos são: Planejar Contratos, Conduzir Aquisições, Administrar Contratos e Encerrar Contratos. O conceito de acordos cooperativos é introduzido.
A Quarta Edição agora tem um apêndice sobre habilidades interpessoais. Existiam informações que achamos importantes para gerenciar um projeto, mas não era consistente com o intento de um padrão. Então incluímos uma introdução sobre as seguintes habilidades interpessoais:
•Liderança
•Teambuilding
•Motivação
•Comunicação
•Influencia
•Tomada de Decisões
•Consciência Política e de Negócios
• Negociação
Esta é uma tradução livre, alguns dos termos aqui utilizados podem não corresponder aos escolhidos pela equipe que traduziu o PMBOK para o Português.
Nenhum comentário:
Postar um comentário