A tão repetida necessidade de alinhar a TI aos negócios já entrou, há algum tempo, na lista de prioridades dos gestores da área de tecnologia da informação. No entanto, alguns executivos ganham notoriedade ao, graças a essa postura, transformar suas áreas em reais agentes de mudança das organizações. Com o intuito de ressaltar o trabalho dos profissionais que melhor incorporaram essa atribuição, a revista CIO divulga, pela primeira vez, um prêmio para os líderes que mais se destacaram em duas categorias: Estrategista e Transformador.
Para eleger os premiados foi feita uma análise dos dados colhidos na pesquisa “The State of the CIO 2009”, a partir de critérios criados pelo “CIO Executive Council” – conselho que reúne líderes da área de TI de todo o mundo. Na prática, a avaliação levou em conta, entre outros fatores, as principais atividades dos 260 executivos que participaram da pesquisa, a maneira como eles dividem seu tempo de trabalho, os projetos conduzidos nos últimos 12 meses e os resultados efetivos para os negócios.
No caso do CIO Transformador, a análise teve como intuito identificar quais os profissionais que estão focados em mudar as organizações e que conseguiram criar uma parceria efetiva com as áreas de negócio. Além disso, o mapeamento buscou detectar os executivos que estão mais focados em melhorar processos do que só entregar os serviços esperados da TI.
Em relação ao CIO Estrategista, o levantamento destacou os líderes de TI que têm focado a maior parte do tempo e dos recursos para direcionar as estratégias de negócio, com o objetivo de melhorar resultados da organização e permitir que a empresa tenha vantagens competitivas no mercado.
Os vencedores
Ricardo Santoro, da Claro: CIO Estrategista
Claudio Fontes, da Spaipa: CIO Transformador
Critérios para análise
Segue o ranking de competências, em ordem decrescente, analisadas em cada categoria:
CIO Transformador
1. Alinhar as iniciativas de TI com os objetivos de negócio
2. Cultivar a parceria entre TI e negócios
3. Liderar esforços de mudança
4. Implementar novos sistemas e arquiteturas
5. Redesenhar os processos de negócio
CIO Estrategista
1. Liderar inovação dos negócios
2. Desenvolver e redefinir estratégias de negócio
3. Identificar oportunidades para diferenciação competitiva
4. Desenvolver novas estratégias e tecnologias para atingir o mercado
5. Estudar tendências para identificar oportunidades comerciais
sábado, 14 de novembro de 2009
CIO elege os executivos que mais se destacaram em 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário