quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Tarefa do Líder - Orquestrar a Comunicação

Ser líder não é só gerenciar equipes, não é só estar à frente das decisões, e muito menos não é somente estar mais próximo da cúpula da empresa.




Liderança por algum tempo confundiu-se com chefia, e isso levou com que algumas das atribuições do verdadeiro líder ficassem um pouco fora de pauta.

Comunicar é uma das mais, senão a mais importante das tarefas do líder. Para que as equipes sintam-se partes integradas ao restante da empresa é de fundamental importância que a comunicação seja bem desenvolvida.

E para que isto aconteça fica a cargo do líder orquestrar a informação em tempo real dos acontecimentos da empresa, para que se evitem murmúrios entre os corredores, os quais muitas vezes geram desmotivação por distorcer as verdadeiras mensagens que seriam passadas.

As empresas devem agir com transparência, e ter o cliente interno como aliado, pois já bastam as imposições dos acirrados concorrentes.

Compartilhar com os empregados as informações empresariais tanto motiva quanto é uma estratégia eficaz de somar conhecimento, pois a partir do momento que o funcionário se sente confiante ele poderá estar aperfeiçoando a ideia em algo que pode ter passado despercebido pelo gerente.

Aquela velha fábula da inovação do tubo de creme dental, em que o faxineiro enquanto organizava a sala de reuniões, ouvia a conversa dos gerentes envolvidos na ideia de como inovar e vender mais daquele produto sugeriu aumentar a boca por onde sai creme e a sugestão foi acatada, é a vantagem de compartilhar aqui colocada - a sugestão pode vir dos mais variados lugares, não só os colaboradores da área de marketing tem ideias, se a empresas integrarem seus colaboradores a possibilidade de criação será bem maior.

Enfim, liderar é fazer com que as pessoas sintam-se membros valorizados pela organização. E isto pode ser conseguido através do repasse de comunicação, do compartilhamento de experiências, da transparência das informações.

Se o funcionário se sentir confiante, possivelmente ele contribuirá para com o aperfeiçoamento da empresa e todos sairão ganhando, seja em números, seja em motivação, seja em integração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário