sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Maioria dos projetos não alcança objetivos, diz IBM

por Financial Web - 07/07/2009

Segundo levantamento, em média, 41% dos projetos foram considerados bem-sucedidos em relação ao alcance de seus objetivos


Cerca de 60% dos projetos destinados a implementar mudanças organizacionais não alcançam seus objetivos. A informação consta em pesquisa da IBM, divulgada nesta segunda-feira (06).
O estudo, intitulado "Making Change Work", foi realizado ao fim de 2008 com mais de 1,5 mil executivos de 15 países, incluindo o Brasil. Segundo a análise, os maiores obstáculos ao efetivar uma transformação na organização são a cultura corporativa e a resistência das pessoas.

Cerca de 60% dos entrevistados afirmaram que mudar a forma de pensar e a atitude das pessoas é um grande entrave, seguido da cultura corporativa, com 49%, já que muitas vezes os funcionários têm dificuldade em se adaptar às transformações e temem encarar os desafios.
De acordo com o levantamento, a maioria dos CEOs considera que eles mesmos e as suas organizações estão executando mudanças de maneira deficiente, mas parte desses profissionais já está aprendendo como melhorar seus resultados.

Entre os entrevistados, identificou-se que, em média, 41% dos projetos foram considerados bem-sucedidos em relação ao alcance de seus objetivos, dentro do prazo e orçamento planejados e qualidade esperada, comparados a 59% dos projetos restantes que falharam em pelo menos um objetivo ou em todos.

Mudanças substanciais

O porcentual de CEOs esperando mudanças substanciais cresceu de 65% em 2006 para 83% em 2008, mas os relatos de gerenciamento de transformações bem sucedidas subiram apenas 4%, de 57% para 61% durante o mesmo intervalo.
Esta disparidade entre mudança esperada e a sensação de ser capaz de gerenciá-la, o ‘Change Gap", quase triplicou.

Os projetos com maior índice de sucesso (20% da amostra da pesquisa), reconhecidos como ‘Change Masters", alcançaram um percentual de 80% de eficácia, quase o dobro da média. Em grande contraste estão os 20% com menor índice de sucesso - os ‘Change Novices" -, que apresentaram uma taxa de eficiência de 8%.

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