sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Gestão de projetos cresce e se profissionaliza

por Financial Web - 30/05/2008

A gestão de projetos já assume um papel estratégico dentro das companhias instaladas no País, de acordo com um estudo realizado pelo Project Management Institute Brasil (PMI), entidade internacional que regulamenta os executivos do setor. O trabalho constatou que o grau de profissionalização nessa área é crescente e que o monitoramento de projetos é cada vez mais valorizado dentro das empresas.

O “Estudo de Benchmarking em Gestão de Projetos”, realizado com 184 empresas (entre elas, Petrobrás, Nestlé, Vale, IBM e Lojas Renner), concluiu que 65% dos responsáveis por essa área possuem a certificação PMP (Project Management Professional) conferida pelo PMI. Segundo a entidade, são mais de 4 mil pessoas capacitadas no Brasil, e o número cresce ano a ano.

O coordenador geral do trabalho, Américo Pinto, explica que o reconhecimento do profissional é fruto dos resultados trazidos por uma gestão de projetos eficaz. “Enquanto o amador toca as coisas na base da intuição, aumentando os riscos de fracasso, o gestor profissional se vale de metodologias e ferramentas reconhecidas internacionalmente, aumentando as chances de sucesso”, explica.

Os benefícios de se investir em estão de projetos são diversos, segundo as empresas consultadas pelo PMI. Mais de 80% delas indica que gestão de projetos contribui para o maior comprometimento com os objetivos e resultados; 76% citam a disponibilidade de informação para tomada de decisão; outras 72%, melhoria de qualidade nos resultados; e 66%, aumento da satisfação do cliente (interno e externo).

O estudo destaca também a redução do retrabalho durante os projetos, como um fator que prova o amadurecimento do gerenciamento. Em 2003, esse era um ponto crítico para 72% das empresas consultadas. Na pesquisa com dados de 2007, o percentual caiu para 26%.


Oportunidades

Segundo o PMI, a valorização do gerenciamento de projetos abre um novo caminho de oportunidades para os executivos brasileiros. A entidade traz, em 2008, novas certificações para o País. A mais recente é a de gerenciamento de programas (PgMP), destinada a gestores que coordenam múltiplos projetos inter-relacionados.

Outra oportunidade é o oferecimento de bolsas de estudos para cursos preparatórios da certificação PMP, pelo PMI São Paulo, que tem o maior número de associados entre as filiais da América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário