sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Project Focus – O que? Quem? Quando? Quanto?

Um plano detalhado de projeto com uma boa WBS de início e o caminho crítico bem definido é fundamental. Não adianta aquele cronograma com 10.000 linhas que nenhum membro da equipe entende a não ser o próprio gerente do projeto. Minha dica é manter uma visão detalhada, sempre com o horizonte de duas semanas, com tarefas e recursos dia a dia bem definidos. Cuidado com os múltiplos de sexta-feira, aliás, parece que as pessoas só finalizam tarefas neste dia maravilhoso. Mais uma dica no acompanhamento: não acredite que na segunda-feira já estará com 90% concluído. Meça sempre! Evite o efeito ‘instalação de software de 0 a 99%’, que vai rápido como um foguete, porém no 1% restante vai lento igual ‘tartaruga grávida’!


Time bom é fundamental. Metodologias à parte, quem faz acontecer são as pessoas! A participação das áreas de negócio é imprescindível, escolha com cuidado os consultores que irão formar o time do projeto, pois o conhecimento e comportamento dos mesmos serão essenciais. Duas outras dicas importantes: cuidado em só ter camisa DEZ no seu time, arme também uma defesa brigadora, um meio campo e um ataque matador. As regras do jogo têm que estar claras, ou seja, horários, políticas de viagem, premiação, etc. Combinado não é caro.

Custo: é ninguém janta de graça e estes projetos por natureza são expressivos, mas devem ser vendidos como investimento. Mapeie todas as variáveis, recursos, viagens, gasto predial, licenças, suporte pós implantação, variação cambial, reajustes e uma boa contingência. Lembrem-se empenho e desempenho são coisas bem diferentes então acompanhe o cronograma físico sem esquecer o financeiro. Como menciona Ricardo Brasil, líder de PMO da Odebrecht, no que tange orçamento, faça-o botton-up e pratique EVA lado Shakespeare das dicas acima.

Por último, plano de gestão de mudança: Vejo muitos esforços em comunicação e treinamento, sem dúvida não podem ser negligenciados. O que não vejo com muita intensidade nos projetos e faz uma falta brutal na fase do jogo (última da série deste artigo) é o plano de mudança na organização. Não tem como implantar um ERP sem avaliar o perfil necessário na organização para cada função que será executada. Antes de treinar o usuário na tela do MRP, tenha certeza se ele sabe o que a sigla significa. Antes de mostrar a tela de entrada de nota fiscal, tenha certeza que o usuário sabe o que é imposto e suas exceções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário