sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Cuidados na Escolha de um Curso / Treinamento de Gerenciamento de Projetos.

Com o crescimento constante e acelerado da área de Gerenciamento de Projetos e a conseqüente alta na demanda por profissionais dessa área, cresceu também a oferta de cursos de Gerenciamento de Projetos.

E é aí que está a grande armadilha.

Os cursos oferecidos estão com qualidade cada vez pior. A relação carga-horária e escopo dos cursos são, na grande maioria das vezes, incompatíveis.

Cursos de Gerenciamento de Projetos costumam seguir as áreas de conhecimento em Gerenciamento de Projetos apresentadas pelo PMBOK (Project Management Body of Knowledge).

São nove as áreas de conhecimento:

1. Gerenciamento de Escopo;
2. Gerenciamento de Prazo;
3. Gerenciamento de Custo;
4. Gerenciamento da Qualidade;
5. Gerenciamento das Comunicações;
6. Gerenciamento dos Recursos Humanos;
7. Gerenciamento de Riscos;
8. Gerenciamento das Aquisições;
9. Gerenciamento da Integração.

Levando em consideração que para se ter uma noção inicial / básica são necessárias oito horas para cada uma das nove áreas de conhecimento, concluímos que um curso para iniciantes deveria ter - no mínimo - 72 horas de duração.

Então, como uma instituição tem coragem de oferecer um curso, em grande parte com escopo mais abrangente do que as nove áreas de conhecimento, em APENAS dezesseis horas?!

É o resultado da indústria que se formou em torno do tema: Gerenciamento de Projetos. Uma verdadeira exploração da busca pelo conhecimento. Instituições, na maioria das vezes renomadas, oferecendo cursos de péssima qualidade e por preços absurdos.

O pouco conhecimento transmitido por essas instituições através desses "cursinhos de fundo de quintal" pode perfeitamente ser suprido através da compra de um bom livro ou de uma simples pesquisa na internet.

Um curso de qualidade aceitável na área de Gerenciamento de Projetos deve ter um mínimo de 120 horas. Até mesmo em virtude da abrangência que o tema sugere. Abordar as nove áreas de conhecimento e temas como Estudo de Viabilidade Financeira de Projetos, Avaliação de Desempenho em Projetos, PMO, Programas & Portfólio, Negociação e Liderança & Desenvolvimento de Equipes. Ao menos oito horas para cada tema.

O ideal, para quem realmente quer conhecer a área, é procurar uma Especialização (Pós Graduação Lato Sensu / MBA). Cursos de Especialização possuem um mínimo de 360 horas de duração. Reservam entre 16 e 24 horas para cada área de conhecimento, além de apresentarem uma abordagem mais ampla de vários outros temas inerentes à área de Gerenciamento de Projetos.

Outro ponto importante é observar o currículo dos professores / instrutores. Certificações e títulos não bastam para ter capacidade de transmitir conhecimento. Passar em provas de múltipla escolha, utilizadas em processos de certificação, não qualifica um profissional para exercer a função de professor / instrutor. É preciso alinhar experiência profissional e experiência em docência. É fundamental possuir larga experiência na área de Gerenciamento de Projetos, o que possibilita apresentar exemplos práticos da aplicação de boas práticas, técnicas e ferramentas. Além de saber como transmitir essa experiência em forma de conhecimento, ou seja, possuir didática.

O que vemos hoje são pessoas despreparadas que resumem o conteúdo do PMBOK em apresentações de Power Point e acham que simplesmente isso basta para ministrar um curso. Não resta dúvida que em aulas de curtíssima duração fica fácil "enganar" os alunos. Não há tempo para questionamentos, dúvidas, debates, exercícios práticos, etc. Mas se colocarmos esse pessoal para ministrar uma verdadeira aula... poucos "sobreviverão".

Conclusão:

Caso você esteja realmente buscando conhecimento na área de Gerenciamento de Projetos, comece lendo um livro introdutório no assunto e realize freqüentes pesquisas na internet. Depois opte por um curso de no mínimo 120 horas. E não pare por aí. Continue lendo e pesquisando.

Um profissional sério não aceita ministrar treinamentos formatados para explorar a necessidade da busca pelo conhecimento.

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