sexta-feira, 13 de novembro de 2009

SaaS conquista empresas pela agilidade

Você conhece SaaS (software como serviço)? Existe uma série de coisas a respeito da evolução desse conceito que pode surpreender boa parte dos CIOs. Para começar, esse modelo vem ganhando mais flexibilidade do que antes. E, enquanto a TI está usualmente presa nos problemas de integração, pode buscar o apoio de novas ferramentas, estratégias e especialistas.

O grande ganho citado pelos CIOs que já adotaram o modelo, no entanto, diz respeito à agilidade de implementação permitida por essa arquitetura. De acordo com uma pesquisa realizada em março pelo Computerworld, com 70 organizações, o rápido desenvolvimento de aplicações representa o maior benefício do SaaS. Em segundo lugar, aparece a questão de reduzir a necessidade de investimentos, seguida pela possibilidade de customização.

Entre os casos que comprovam essa realidade está o da Medco Health Solutions – companhia com mais de 20 mil empregados, que atua com soluções para gestão de organizações do setor de saúde.
Jayme Antonoplos, diretora de gestão de compliance da companhia, conta que até 2006, a organização mantinha um emaranhado de aplicações escritas internamente para gerenciar e controlar uma série de regras e leis. Há pouco mais de dois anos, no entanto, a Medco optou por migrar esse ambiente de software para um provedor de serviços on demand. Entre outras vantagens, Jayme conta que, graças ao SaaS, a companhia conseguiu agilidade durante recentes processos de aquisição de outros players.

Outra corporação de grande porte que aponta os benefícios da velocidade que pode ser obtida com as aplicações on demand é a Link Theory Holdings, que produz roupas femininas. O grupo usa hoje um sistemas de business intelligence voltado a análise de ponto de venda gerenciado no modelo de SaaS.
“Nós até poderíamos fazer isso por conta própria”, justifica Keitaro Shigemasa, CIO da Link Theory. “Mas faltavam equipes e ferramentas de data warehouse. Além disso, demoraríamos três meses ou mais para desenvolver a solução”, acrescenta, lembrando que, no caso do modelo de software como serviço, o desenvolvimento da solução demorou apenas quatro semanas.

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