quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Crescimento Profissional com base na Gestão de projetos

Atualmente vivemos momentos decisivos no mundo corporativo e conseqüentemente no mercado de trabalho globalizado, que alias esta casa vez mais competitiva e implacável. Que escolhe e favorece sempre o profissional melhor preparado e competente para desfrutar das melhores oportunidades independendo que nível corporativo esteja essa oportunidade (no âmbito operacional, Conhecimento, tático e Estratégico).


Através de uma pesquisa para desenvolver conclusões sobre um determinado assunto estratégico, pude identificar que uma metodologia que atualmente esta em alta na maioria das empresas pode auxiliar o profissional e o futuro profissional a organizar, controlar, dirigir enfim gerir sua carreira profissional com maiores probabilidades de atingir e conquistar seus objetivos profissionais e pessoais, estou me referindo ao “Project Management” (Gerenciamento de projetos), que atualmente esta baseado nos preceitos e recomendações do Project Management Institut “PMI”, órgão internacional que define quais as melhores praticas, processos e procedimentos para gerenciarmos todo e qualquer tipo de projeto.

Mas para podermos utilizar forma adequada essa metodologia, devemos entender inicialmente o que é projeto, e entre algumas definições a que considerei mais adequada ao nosso objetivo é a seguinte: Projeto é definido como um conjunto de atividades planejadas que devem ser executadas durante um período limitado de tempo, empregando recursos que trabalhem juntos para atender a um objetivo especifico. Mas como estamos tratando do desenvolvimento e/ou evolução de uma carreira profissional podemos acrescentar a esta definição o item de avaliação do resultado.

O que mais nos interessa desta metodologia/ferramenta é a parte de gerenciamento de alguns itens como: Objetivo, Escopo, Premissas, Restrições, Prazos e custos. Vamos explorar cada um desses itens e entender como ele pode nos ajudar em nosso desenvolvimento profissional e/ou pessoal.

• Objetivo: Quando planejamos um projeto temos que ter bem claro qual é o resultado esperado ao concluirmos o projeto e em geral esse objetivo deve ser expresso de maneira clara e objetiva, por exemplo: Pretendo ocupar uma posição estratégica no prazo Maximo de 10 anos.

• Escopo: O planejamento do escopo é feito de modo detalhado e com o maior numero de detalhes possíveis, pois temos que entender quais serão as ações tomadas, quais os responsáveis e suas atribuições, planos de ações, definição de atividades entre outras coisas. Em outras palavras como vamos chegar ao objetivo final do projeto e entender quais outras pessoas envolvidas que vão direta ou indiretamente envolvidas com o projeto.

• Premissas: São todos os fatos, observações, recursos, atividades, ações, decisões necessárias para viabilizar o inicio e o desenvolvimento do projeto, e temos que utilizar nosso bom senso, experiências e conhecimentos para podermos analisar o objetivo, seu escopo e com isso definir o que é necessário para termos sucesso no projeto. O ideal é atingirmos a maturidade de definirmos as premissas por grau de importância e urgência, e termos a capacidade de criamos o plano “B” de ação para uma possível inviabilidade do que foi previsto como premissa.

• Restrições: São os balizadores do projeto, e quando bem identificados e utilizados servem como apoio das premissas e acabam assumindo a figura de “norteadores” do projeto. Quando listamos as restrições temos que contemplar fatores como: tempo, recursos financeiros, recursos tecnológicos, problemas com comunicação entre outras possíveis limitações.

• Riscos: Os riscos são possíveis problemas que podem acontecer e por sua vez interferir no andamento e desenvolvimento do projeto, os mesmo são classificados em graus que vão desde possíveis atrasos no cronograma e atividade, até o inter-rompimento e ou cancelamento do projeto.

• Prazos: Fator chave em muitos projetos, pois a falta de gerenciamento dos prazos interfere diretamente em todo o projeto e afeta todos os recursos que foram listados e mensurados no projeto tais como: pessoas, equipamentos, instalações e financeiras entre outras, se não estamos dentro dos prazos certamente vamos perder o controle sobre os custos e com isso causando sérios problemas e comprometendo o sucesso do projeto.

• Custos: Após identificar, entender, listar e quantificar os itens anteriores temos informações e ferramentas suficientes para quantificar quanto vai custar iniciar, desenvolver e concluir o projeto, e a gestão financeira do projeto estão presente em todas as fases, atividades e etapas do nosso projeto.

Basicamente esses itens são os pontos focais da maioria dos projetos, o que nós nos propomos a gerencia e ou participar, mas existem alguns detalhes muitos importantes para a gestão de projetos como a elaboração e o acompanhamento de cronogramas, elaboração do “Work Breakdown Struture” WBS, relatórios gerenciais e as reuniões coma a equipe e gerenciais. Podemos utilizar os itens já listados na gestão de nossa carreira profissional e com compreensão dos mesmos, podemos partir para nosso projeto de crescimento profissional, vamos a um exemplo:

Projeto: Crescimento Profissional de Cicrano das Graças

Objetivo: Ocupar o cargo de Diretor Geral Financeiro de uma empresa nacional.

Escopo: - Iniciar de concluir curso superior em Administração Geral ou Financeira, - Iniciar e Concluir Curso de Especialização focado na Gestão financeira, - Conhecer e entender o mercado financeiro, suas verbalizações, índices e particularidades, - Desenvolver um networking objetivo e funcional para ter acesso a boas oportunidades, procurar ajuda profissional para me preparar para o cargo e área em questão entre outros itens.

Premissas: Ter formação superior adequada ao cargo, ter acesso às empresas e pessoas do mercado financeiro, ter recursos financeiros adequados para poder participar de cursos, seminários, worshop´s e demais eventos do setor.

Restrições: Não identificadas ou inexistentes.
Riscos: Não ter os recursos financeiros necessários para por em pratica o projeto, não ter acesso ao mercado financeiro por deficiência de comunicação e conhecimento adequado etc.

Prazos: Aqui tem que ser definido o prazo para a conclusão do projeto levando em consideração todas as premissas identificadas e as limitações de tempo de cada uma e entre elas.

Custos: Para iniciar e por esse projeto em produção vai ser necessário o valor inicial de X reais onde esse valor é expresso em uma planilha que separa esses custos da seguinte forma: investimentos, custos de implantação (existem em alguns momentos do projeto podem ser serviços, matriculas, inscrições entre outros) e custos mensais (os custo que vão existir durante todo o desenvolvimento do projeto, e em alguns casos após o mesmo). Em geral esses valores são expressivos pois não temos o habito de colocar na “ponta do lápis” com o que e como gastamos nosso dinheiro, mas quando aprendemos a gerenciar isso é uma pratica importantíssima.

Como podemos verificar a pratica de gerenciamento de projeto não é tão fácil assim Omo parece inicialmente, mas podemos dizer que é como andar de bicicleta, uma vez que aprendemos sempre vamos tornar a andar de bicicleta, e a cada novo projeto feita de uma maneira melhor e mais competente, e mais inda quando se trata do desenvolvimento de nossa carreira pessoal, por que, somos os maiores interessados no sucesso desse projeto. É inevitável de que surjam duvidas do tipo, não tenho idéia do quero fazer, já sou um profissional será que ainda posso mudar de área de atuação, estou com meus trinta e poucos anos será que ainda tenho espaço para me destacar, entre outras tantas, mas o que temos que ter em mente é que a vidas não é estática e imutável, uma vez que estamos lutando e buscando melhores oportunidades com ética, responsabilidade, ambição, foco no resultado, e amor ao nosso trabalho estamos certamente no caminho do Sucesso.

Aprenda, leia e entenda com mais ênfase e qualidade o que é gerenciar um projeto, gerenciar e desenvolver uma carreira de sucesso com boas leituras e exemplos e em tempo planeje, crie e desenvolve seu projeto de sucesso.

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