sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Gestão de projetos moderniza a TI

Descobertas Chave
 

• A modernização da TI requer uma competência chave no planejamento estratégico holístico da TI, que está em falta na maioria das empresas, mas pode ser obtido através da organização formal da gestão do trabalho da TI.

• As empresas que não organizarem o modo como administram o trabalho estratégico e tático da TI não estarão favoravelmente posicionadas para apoiar a crescente demanda por modernização da TI.

• A maturidade em PMO e na gestão de projetos e carteiras (PPM) leva à maturidade na gestão da carteiras de aplicações (APM) e da APM, ingredientes chave para uma eficaz modernização da TI.

• A maturidade nos processos de gestão de carteiras e o controle nos níveis de levantamento da demandas e seleção de projetos permitem que as empresas enfatizem cada vez mais os esforços de modernização durante o planejamento estratégico, pois esses esforços se tornam mais críticos para o sucesso corporativo.

Recomendações
 

• As empresas não devem ir além da execução de projetos táticos de modernização da TI sem primeiro estabelecer um PMO enfatizando a APM. Somente então será possível realizar a modernização estratégica da TI.

• Empregue modelos de PMO para se organizar para a gestão e execução eficazes da
modernização da TI e de outras iniciativas corporativas e de TI cada vez mais estratégicas.

• Alavanque um PMO para aumentar a adoção e a maturidade dos processos de gestão de carteiras e das melhores práticas, e apóie a comunicação, controle e visibilidade da execução de projetos e da demanda pela modernização da TI.

• Integre a realização dos benefícios de todos os esforços de modernização da TI a todos os processos, revisões e reportes de PMO.

• Uma vez que a organização e algum controle sejam estabelecidos nos níveis de planejamento estratégico e de levantamento da demanda, enfatize a modernização da TI como prioridade durante o planejamento anual (e subseqüente) estratégico e tático da TI na medida em que a modernização da TI se torne um capacitador cada vez mais crítico da mudança corporativa.



Para Modernizar, Você Precisa Se Organizar

A modernização da TI requer que as empresas sejam suficientemente organizadas para eficientemente conceituar, justificar, planejar, coordenar, executar e de todo modo administrar a modernização contínua da TI. A gestão de qualquer coisa, porém, requer organização, assim como liderança, planejamento e controle. Do mesmo modo, administrar os esforços de modernização da TI não é algo que se obtém sem organização ou sem "botar a casa da TI em ordem" (veja "Adote PPM para Apoiar a Modernização da TI"). Em outras palavras, para modernizar, você precisa organizar seu pessoal e seus processos de gestão do trabalho. 


Para a modernização da TI, isso inclui organizar a gestão do trabalho da TI proporcionando ao pessoal modelos e modelos de processos projetados para conectar o CIO e quaisquer esforços propostos de modernização da TI à gestão e à execução desses esforços no departamento de TI. Fazer isso requer atenção especial com o pessoal, processos e tecnologias, e alinhar estes com modelos de pessoal e processos difusos e apropriados para a eficaz formulação, planejamento e execução da modernização da TI. Um PMO (ou múltiplos tipos de PMOs) em uma empresa poderá prover esses modelos. 


Um ingrediente chave — concepções e análises de carteiras nos níveis de projeto e aplicação levando a um melhor planejamento — é fundamental para executar eficientemente a modernização da TI. A criação ou aperfeiçoamento do PMO, combinado com o investimento da PPM em processos e na automação de processos, provê a visibilidade da estrutura, de processos e da carteira necessária para a modernização da TI. 


Por que se importar com isso? Porque não fazer nada para estruturar o departamento de TI em termos organizacionais para apoiar a execução da modernização da TI e outros esforços de TI críticos para a empresa inibirá gravemente a capacidade de uma empresa de se modernizar e, por sua vez, afetará adversamente sua capacidade de alavancar eficientemente a TI como parte de qualquer estratégia corporativa. 


A criação ou revigoramento de PMOs, combinado com um investimento em processos e tecnologia de PPM, poderá prover organização, definição de processos e automação de processos suficientes para identificar e abordar um esperado aumento e proliferação dos artefatos de TI que precisem ser retirados ou substituídos durante os próximos cinco a sete anos. Os investimentos em um PMO e em PPM como uma disciplina da gestão do trabalho poderá ajudar a TI a gerar a visibilidade que os CIOs precisam para monitorar as carteiras de rede, telefonia, hardwares de servidor, armazenagem e gestão de sistemas, e tornar mais eficazes as decisões sobre modernização da TI que se afunilam nos projetos de TI estratégicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário