segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Acquario Ceará



O Acquario Ceará, que será construído no antigo prédio do DNOCS, na Praia de Iracema, será o primeiro aquário internacional da América Latina. O equipamento, de cunho científico-educacional, se tornará um importante atrativo de visitação, fortalecendo assim o turismo do Ceará.



Orçado em R$ 250 milhões, com 21,5 mil metros quadrados de área construída e tanques com capacidade para maios ou menos 16 milhões de litros, o Acquario Ceará é um dos mais importantes investimentos do Governo do Estado. As obras devem ser concluídas até julho de 2010.



Além da localização privilegiada e do espaço contemplativo, o Acquario terá em seus quatro pavimentos áreas de lazer, dois cinemas 4D, simuladores de submarino, equipamentos que proporcionam interação entre público e aquário e túneis submersos que levarão os visitantes ao interior do tanque de animais marinhos.



Para o secretário do Turismo Bismarck Maia o aquário será mais um diferencial para o estado em relação a outros destinos turísticos. "Tenho convicção de que esse equipamento mudará o perfil do Estado. Ele se posicionará no mundo inteiro como um local que deve ser conhecido".




Projeto do Aquário já gera controvérsias

Destinar tantos recursos para a construção do maior aquário internacional da América Latina em Fortaleza já levanta discussões. Há quem defenda a aplicabilidade de recursos desta natureza em obras que beneficiem uma fatia maior da sociedade, como dar celeridade ao Metrofor, por exemplo:

´É um volume de investimento bastante concentrado. A primeira vista não tem sustentabilidade. Esse equipamento seria descartado do ponto de vista das prioridades´, observou o arquiteto Marcos Lima, ex-presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e atual membro do Conselho Superior da entidade.

´A manutenção de um aquário também é extremamente onerosa. E a visita como seria? O governo irá subsidiá-la? A Praia de Iracema tem que ser pensada como um equipamento urbano, e não apenas turístico. Não se pode pensar a cidade por intervenções pontuais. É só olhar para o investimento que foi feito no Dragão do Mar que não gerou nenhuma melhoria social em seu entorno´, completou Marcos Lima.

Embora o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) argumentem pensar em soluções para a acessibilidade ao local (antigo prédio do Dnocs, na Praia de Iracema), o engenheiro Antônio Salvador da Rocha, atual presidente do Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia do Estado do Ceará (Crea/CE) diz ainda ter dúvidas sobre o assunto.

´Vai impactar o trânsito. A apresentação do Governo foi superficial, não dá para visualizar os detalhes sobre a acessibilidade´, ressalta Salvador.


Para ele é preciso haver políticas públicas articuladas entre as duas esferas governamentais. O prazo para conclusão das obras do empreendimento (o fim de 2010) também é visto pelo engenheiro como “difícil de ser cumprido”.


Perspectiva estratégica

O anfitrião da apresentação de ontem do projeto técnico do Oceanário, o secretário de Turismo Bismarck Maia, apresentou ao trade turístico, engenheiros, acadêmicos, pesquisadores do Labomar, dentre outros, os moldes da licitação da estrutura física do projeto. O edital será publicado no próximo dia primeiro de abril e a abertura das propostas dos interessados ocorre no dia 5 de maio. ´A licitação é do tipo menor preço, em regime de empreitada para a construção da estrutura de concreto da edificação principal do Acquário Ceará, Centro Orgânico e Praça das Águas´, explicou Bismarck.


O secretário comparou o empreendimento aos maiores do mundo, como o Georgia Aquarium (em Atlanta). Inaugurado em 2005, contou com investimentos de US$ 290 milhões de dólares, possui em seu recinto de exposição 30 milhões de litros de água e recebe 2 milhões de visitas por ano. ´O Acquário Ceará é um equipamento com previsão de 1,2 milhão de visitantes por ano, que irá gerar 18 mil empregos dentro da cadeia produtiva. Será um equipamento de ´edutenimento´, ou seja, unirá educação e entretenimento´, disse Bismarck, não descartando inclusive a construção de um edifício garagem para comportar o maior número de veículos na região.

O secretário de Turismo de Fortaleza, Henrique Sérgio Abreu colocou que há um projeto de realocação no próprio local dos que residem na comunidade do Poço da Draga. ´Moradias serão construídas na área de três armazéns. Outra parte será no Centro´, frisou.

Presente à platéia também estava o procurador jurídico do Departamento de Estradas de Rodagem do Ceará (DER), Felipe Costa. O advogado deu como prazo o fim desta semana para a resposta da análise técnica do órgão sobre os recursos interpostos pelos licitantes ao Consórcio Pavmulti, vencedor da licitação para erguer o Pavilhão de Feiras e Eventos.


Vídeo da apresentação do projteo:
http://www.youtube.com/watch?v=vcUWtLIZaiY


3 comentários:

  1. Massa !!!! Eu sou a favor !!!! traz muito desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  2. Amei a postagem! Ficará lindo e trará beneficios para a nossa bela cidade!!!

    ResponderExcluir
  3. Simplesmóente horroroso e agressivo esteticamente. Essas barbaridades são boladas por empresários espertalhões que só pensam mesmo é em lucro + lucro + lucro e dão, quando dão, uma ninharia de contrapartida para o povo. Vivem falando em geração de emprego, mas que não passa de exploração de mão de obra barata. Engraçado é que quando eles fazem demissões, não alardeam que geram desemprego, né? Ademias, Fortaleza está com um metrô que seria muito mais útil para a população, parado há anos, dentre outras carências vergonhosas no que tange à qualidade de vida da população. É uma vergonha que se apóie uma ideia estúpida dessa!
    Lula Dias, produtor cultural, Rio de Janeiro

    ResponderExcluir