Há quem diga que todo bom gestor gosta de problemas para resolver e existem pessoas que acham oportunidades onde outras procuram problemas. Pois é, um projeto problema, estourado e com problemas de vendas é um caso típico disso, no qual você cresce profissionalmente, ganha muitas lições aprendidas, e a principal delas é como se impor, pois se você não consegue o respeito necessário não finaliza o projeto.
Além de ser o responsável pela área de tecnologia da empresa em que trabalho sou também ciclista, e uso a bicicleta como uma válvula de escape para o stress, e quem é ciclista sabe que a cadencia é mais importante que a força, ou seja, devagar e sempre. Pois é nesse ritmo que um projeto problema tem que ser gerenciado. Não podemos deixar que o desespero e ansiedade do comitê atrapalhe a entrega do projeto e estrague todo um processo de reestruturação.
Existem momentos para parar um projeto. Se você deixou passar não para mais, pois o custo de parar um projeto problema pode ser muito maior do que você continuar administrando de uma forma coerente.
Para gerenciar de uma forma coerente, é preciso saber onde estão os pontos falhos, encontrar as melhores pessoas para as atividades corretas, as quais precisam saber trabalhar sob pressão, e saber ser profissional quando o sponsor do projeto esbraveja considerando que o recurso é o culpado, levando para o lado pessoal, pois projeto problema é estressante.
A gestão como um todo para passar de um projeto problema para uma lembrança e o encerramento das atividades passa por alguns passos importantes que devem ser seguidos como prioridades a serem alcançadas.
São variáveis importantes para dar subsídios a sua gestão se o projeto continua ou é hora de parar.
1) Gestão de pessoasSão variáveis importantes para dar subsídios a sua gestão se o projeto continua ou é hora de parar.
- Deve-se conhecer bem o time, saber motivar a equipe, encontrar o ponto de equilíbrio de cada um, saber a melhor atividade de cada recurso, ou seja, não se pode dar um desenvolvimento ou a responsabilidade do mesmo para um recurso de negócio.
- Motivar a equipe não está relacionado com dinheiro e sim com percepções e ilusões, seja transparente que sua equipe será também.
- Demonstre para sua equipe o que está ocorrendo, não transferindo o ônus do problema, mas sim compartilhe com eles, pois eles serão os executores e irão te ajudar.
- Saiba o limite de cada recurso, isso é importante, pois você pode estar pressionando demais um recurso, e recurso pressionado não consegue finalizar atividades.
- Saiba quanto você tem a investir em um projeto problema, se sua conta está negativa entenda até quanto ela pode ficar.
- Saiba quanto tempo ainda você tem a investir.
- Analise o custo de oportunidade do projeto.
- Verifique fora da equipe quem pode ser a chave mestra, e quanto ele custa, faça troca de equipe.
- Analise se o produto final do projeto vai garantir aceleradores para outros projetos
- Analise se sua equipe saiu fortalecida e amadurecida deste projeto
- Analise se a parada do projeto pode ser algo bom
- Analise se a parada do projeto pode trazer problemas maiores
- Defina um ponto focal para receber os problemas
- Stress sempre terá, saiba filtrar os mesmos
- Não seja o ponto do problema, saiba delegar atividades, não centralize.
- Todo projeto tem os stakeholders, encontre todos, e gerencie como se fosse recursos seus.
- Um problema que envolve um stakeholder do seu projeto é um problema seu
- Defina bem os pontos de ajustes e melhorias
- Defenda a sua posição, pense com o dinheiro do projeto, se não tem mais, para que perder mais?
Se o projeto está sendo realizado por uma consultoria e você é o gestor responsável do mesmo, faça sua parte, já que os gestores acima de você estão ansiosos para saber as noticias de quando você fechará a torneira.
Demonstre os passos, pois um projeto problema é um projeto visionário para toda a companhia. Envolva-os, pois a experiência de um gestor sempre agrega e muito. Entenda a real necessidade e defina os papeis, o ideal é que um gestor de fora do projeto atue comercialmente, falando sobre o projeto com o nível executivo do cliente, mas deixe eles bem informados, não minta em hipótese alguma, a sua informação é a que será vendida entre os executivos.
Fonte: http://www.ogerente.com.br
Diego Bortolucci (Diretor de Consultoria, Especialista em Tecnologia)
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