Descrição
Trata-se daquela pessoa que finge apoiar o projeto e as idéias das pessoas, mas seus interesses são outros e faz de tudo para minar as atividades sem se expor. A falsidade pode ser aplicada em diversas situações:
- Com pessoas (fingindo amizades, “puxando o saco”, torcendo internamente pelo fracasso dos outros)
- Com atividades (dando desculpas para fugir daqueles “pepinos”)
- Com o projeto em si (disfarçando seu desejo pelo fracasso)
A atuação deste tipo de profissional em torno do projeto pode ser extremamente danosa. Se for uma pessoa inteligente e esperta, poderá causar danos e discórdias e ainda sair ileso da situação.
Como Identificá-los
Nem sempre é fácil identificar uma pessoa falsa, especialmente quando ela é boa nisso.
- Se você desconfia de alguém, puxe bastante conversa com essa pessoa e dê muita atenção a tudo que diz. Eventualmente você notará que em situações diferentes ela age de forma distinta.
- Use seus contatos de confiança para descobrir se a pessoa está falando mal dos outros ou do projeto pelas costas. O falso se alimenta da criação de discórdia, mas dificilmente terá controle sobre todos os relacionamentos entre os stakeholders.
- Plante armadilhas. Crie situações na qual o falso possa exibir suas características, e concorde com ele. Isto funciona especialmente com os menos experientes.
Como Agir
- Junte provas. Não me refiro a gravar ou filmar a pessoa, mas tenha fatos concretos que mostrem sua falsidade.
- Encare o falso. Mostre a ele que sua atitude não será aceita. Ao encará-lo, ele tentará mostrar que você está imaginando coisas, e os somente fatos coletados poderão derrubá-lo.
- Mantenha a firmeza. Um falso habilidoso se apoiará em outros (aliados ou ingênuos) para justificar que não está agindo de forma errada. Se você titubear, o assunto morrerá e ele ainda terá a oportunidade de falar mal de você pelas costas.
- Retire a pessoa do projeto ou reduza sua participação ao mínimo.
gostei!
ResponderExcluir