A Baseline Magazine publicou o resultado de uma pesquisa feita nos Estados Unidos com o objetivo de levantar as causas pelas quais um projeto “morre”. Apesar da pesquisa ter sido realizada no exterior, e feita principalmente com profissionais de TI, acredito que é uma boa referência para qualquer projeto em qualquer segmento. Os resultados foram:
30% por mudanças nas necessidades do negócio
23% porque o projeto não entregou o que era prometido
14% porque o projeto deixou de ser uma prioridade
13% devido a estouro do orçamento
7% porque não suportava a estratégia de negócios
4% por atrasos excessivos
O gerenciamento do risco deve levar em conta os diversos fatores que podem ter impactos positivos ou negativos no projeto, e esta pesquisa pode ajudar o gerente de projetos a ter em mente temas importantes durante a análise.
Um aspecto que achei interessante da pesquisa é que somente 40% das causas eram relativas a áreas de conhecimento “núcleo” de gerenciamento de projetos (2o item: gerenciamento de escopo, 4o item: gerenciamento de custos, 6o item: gerenciamento de tempo). Os demais 3 itens (1o, 3o e 5o) representam 51% do total e são relativos ao negócio em si.
Isto deve servir de alerta para o gerente de projetos. Aqueles que ficam excessivamente focados no que acontece DENTRO do projeto podem deixar escapar fatores EXTERNOS que podem vir a influenciar significativamente o projeto. Ter uma visão destes fatores externos (necessidade do negócio, prioridades da empresa e estratégia institucional) é uma capabilidade essencial para que se possa influenciar os acontecimentos e ajustar os rumos do projeto para que este sobreviva.
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