quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Riscos Positivos



O linguajar popular, a palavra risco tem uma conotação negativa.  Normalmente, quando falamos de risco, estamos nos referindo a que algo ruim pode acontecer.

Na realidade, a palavra risco quer dizer apenas a potencialidade de um evento ocorrer.   Este evento pode ser positivo ou negativo – portanto temos riscos negativos e riscos positivos, também conhecidos como ameaças e oportunidades, respectivamente.

Os riscos positivos são um fator importantíssimo para os projetos, e podem trazer benefícios que acelerem ou incrementem seu sucesso, mas nem sempre avaliados como deveriam ser.   Assim como os riscos negativos, eles devem passar pelos processos de Gerenciamento de Risco, que incluem listar os riscos, realizar análises de probabilidade e efeito e traçar um plano de ação para cada um.


A diferença no caso dos riscos positivos é que as ações são voltadas a fazer com que eles aconteçam, influenciando stakeholders e criando as condições adequadas.

Ignorar o risco positivo é um grande erro.  O Gerente de Projeto deve perseguir as principais oportunidades com a mesma voracidade com que ele evita as ameaças.  Os benefícios que podem ser obtidos devem ficar claros para toda a equipe e os outros principais stakeholders, para estimular a realização das oportunidades.

Vale a pena ressaltar que riscos positivos não são condições necessárias para o sucesso.  Se seu projeto depende de um evento para avançar, estamos falando de um requerimento de projeto, e não uma oportunidade.  Lembre-se que riscos positivos são desejáveis e devem ser perseguidos, mas nunca em detrimento dos objetivos principais do projeto.

Após definidos os riscos positivos, as seguintes estratégias podem ser adotadas:
Exploração - envolver os melhores recursos da empresa (ou recursos externos, como consultores) para garantir que a oportunidade se torne realidade da melhor forma possível.

Compartilhamento - dividir os ganhos da oportunidade com terceiros (internos ou externos) que possuem mais capacidade para torná-la realidade.

Otimização - trata-se de aumentar a probabilidade de que uma oportunidade realmente ocorra.  Isto pode ser feito ajustando as condições do projeto com foco nas oportunidades.

Para finalizar, lembre-se que um risco pode ser negativo e positivo ao mesmo tempo.  Pense, por exemplo, no surgimento de uma nova tecnologia que é superior à que você está usando em seu projeto.  Esta tecnologia pode ser um risco negativo se adotada pela concorrência, mas também pode ser uma oportunidade para seu projeto caso você treine a equipe adequadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário