quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Você Odeia Metodologias? Eu Também!


Metodologias não passam de uma grande burocracia que empresas adotam para controlar seus funcionários. Elas limitam a inovação e a criatividade das equipes, e atendem apenas a gestores que querem justificar sua função na organização.

Você acredita nas afirmações acima?  Metodologias realmente costumam ter uma visão negativa nas organizações, especialmente por quem tem que segui- las sem conhecer os objetivos de negócio que estão envolvidos.

Metodologias são um “mal necessário”, mas que quando bem aplicadas, nem sequer um mal precisam ser.  Elas ajudam a dar estrutura às atividades de uma empresa e facilitam o fluxo de trabalho.

Notem que eu disse “quando bem aplicadas”.  Falando especificamente de projetos, o problema ocorre, por exemplo, quando um gerente de projetos inexperiente pega o PMBOK e quer aplicar todos os processos ao pé da letra.  Ele cria dezenas de formulários, documentos de processos, instruções e diagramas, sem ter em mente se aquilo realmente está atendendo às necessidades do negócio.

O PMBOK nos ajuda a entender a importância de adotar processos de gerenciamento de escopo, mudança, comunicação, etc., mas isso não quer dizer que cada item deve ser aplicado da forma que é descrito.  Isto vale para qualquer metodologia (lembrando que o PMBOK não é uma metodologia).

A aplicação deve ser moldada à realidade de cada empresa.  Tomando o exemplo do gerenciamento de mudanças…  criar um comitê de aprovação de mudanças com formulários específicos em um projeto de médio porte no qual o patrocinador é o dono da empresa e a equipe não é grande pode ser um exagero. Neste caso, é apenas importante adotar alguma forma de registrar a mudança e a concordância do patrocinador.

Além de adaptar uma metodologia à realidade de uma organização, criar um processo eficiente de comunicação desta metodologia é fundamental.  Quando as equipes conhecem a racionalidade por trás da implementação de determinados processos, elas tendem a apoiá-la e adotá-la – ainda mais quando fica evidente que você cortou toda a “gordura” e deixou apenas processos que realmente ajudam no controle e produtividade.

Portanto, da próxima vez que você enfrentar uma resistência na aplicação de metodologias e processos, veja se o problema não está na forma da implementação.

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