Metodologias não passam de uma grande burocracia que empresas adotam para controlar seus funcionários. Elas limitam a inovação e a criatividade das equipes, e atendem apenas a gestores que querem justificar sua função na organização.
Você acredita nas afirmações acima? Metodologias realmente costumam ter uma visão negativa nas organizações, especialmente por quem tem que segui- las sem conhecer os objetivos de negócio que estão envolvidos.
Metodologias são um “mal necessário”, mas que quando bem aplicadas, nem sequer um mal precisam ser. Elas ajudam a dar estrutura às atividades de uma empresa e facilitam o fluxo de trabalho.
Notem que eu disse “quando bem aplicadas”. Falando especificamente de projetos, o problema ocorre, por exemplo, quando um gerente de projetos inexperiente pega o PMBOK e quer aplicar todos os processos ao pé da letra. Ele cria dezenas de formulários, documentos de processos, instruções e diagramas, sem ter em mente se aquilo realmente está atendendo às necessidades do negócio.
O PMBOK nos ajuda a entender a importância de adotar processos de gerenciamento de escopo, mudança, comunicação, etc., mas isso não quer dizer que cada item deve ser aplicado da forma que é descrito. Isto vale para qualquer metodologia (lembrando que o PMBOK não é uma metodologia).
A aplicação deve ser moldada à realidade de cada empresa. Tomando o exemplo do gerenciamento de mudanças… criar um comitê de aprovação de mudanças com formulários específicos em um projeto de médio porte no qual o patrocinador é o dono da empresa e a equipe não é grande pode ser um exagero. Neste caso, é apenas importante adotar alguma forma de registrar a mudança e a concordância do patrocinador.
Além de adaptar uma metodologia à realidade de uma organização, criar um processo eficiente de comunicação desta metodologia é fundamental. Quando as equipes conhecem a racionalidade por trás da implementação de determinados processos, elas tendem a apoiá-la e adotá-la – ainda mais quando fica evidente que você cortou toda a “gordura” e deixou apenas processos que realmente ajudam no controle e produtividade.
Portanto, da próxima vez que você enfrentar uma resistência na aplicação de metodologias e processos, veja se o problema não está na forma da implementação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário