quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Motivação de Equipes de Projeto



Ter uma equipe coesa, dedicada e que acredita nos objetivos do projeto é um dos maiores ativos que uma empresa pode ter na execução de um projeto…  e saber motivar esta equipe não é responsabilidade do departamento de RH da empresa, e sim do Gerente de Projeto.


Todas as empresas tem seus defeitos, e não é difícil ver problemas no gerenciamento de recursos humanos em uma organização.  Gerentes de Projeto não devem usá-los como desculpa para o insucesso, e sim usar a oportunidade para que a equipe veja um benefício extra ao participar de um projeto.

Vamos supor que um profissional está inicialmente trabalhando em uma estrutura funcional na organização, com um chefe com técnicas de gestão de pessoas inadequadas e ultrapassadas.  Se este profissional tiver a oportunidade de participar de um projeto gerenciado por uma pessoa que sabe motivar e reconhecer esforços, sua dedicação será redobrada.  Por isso eu disse que problemas no RH de uma empresa pode ser uma oportunidade para o Gerente de Projetos unir a equipe.

Lendo o blog PM Tools, vi um artigo que dá boas dicas de como motivar a equipe em um projeto. Na realidade, estas dicas não são inovadoras ou fora do senso comum que qualquer bom gestor (de projetos ou de qualquer outra coisa) deve ter.  No entanto, como Gerentes de Projeto muitas vezes nos concentramos no aspecto “técnico” da gestão, e nos esquecemos de como um dos principais fatores de sucesso sempre será uma equipe motivada e dedicada.

Seguem as dicas citadas no PM Tools...
1. Pergunte à equipe como eles se sentem em relação a seu papel no projeto.  Isto o ajudará a corrigir o andamento das atividades para que se ajustem às necessidades da equipe da melhor forma possível.  Além disso, pode obter um feedback importantíssimo para melhorar o desempenho do projeto como um todo.
2. Quando o trabalho realizado for bom, elogie e mostre apreciação em frente a todos.  Esta apreciação deve ser sincera, para que fique clara a importância de cada um nos resultados do projeto.
3. Críticas, correções e até broncas fazem parte do gerenciamento de recursos humanos, mas há sempre a forma certa de fazê-lo.  Para começar, tente fazer estas críticas de forma privada, já que  a exposição pública dos erros pode gerar reações negativas do profissional.
4. Seja participativo ao invés de imperativo.  Em outras palavras, não fique somente mandando os outros fazerem o trabalho.  Compartilhe o que está por trás do planejamento, e ouça sugestões.
5. Assuma riscos calculados dando a sua equipe atividades que expandam sua zona de conforto, permitindo que aprendam e cresçam com o projeto.
6. Seja um líder.  Crie um clima de confiança com a equipe.  Seja responsável com eles.  Isso não quer dizer ser o melhor amigo deles, e sim o melhor guia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário