quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Entrando no Meio do Projeto – As Soluções

Projeto em Geral:
  • Inicie um processo de documentação do projeto e recuperação da informação passada. Só tome cuidado para não tornar isso a prioridade máxima, ou vão confundi-lo com um burocrata. Tome passos incrementais e vá mostrando os benefícios.
  • Organize-se. Como ninguém vai gostar de passar muito tempo explicando os detalhes para o novo Gerente de Projetos, tente buscar o máximo que puder sozinho, e aproveite bem o tempo com a equipe preparando perguntas e questões antecipadamente.

Equipe:
  • Para criar um ambiente positivo com a equipe, o Gerente deve saber ser duro nos momentos certos (por exemplo, com quem faz corpo mole de forma proposital), e compreender as necessidades de cada um. A confiança não será estabelecida da noite para o dia, e respeito, honestidade e competência farão com que a equipe “adote” o novo Gerente como um líder autêntico.
  • Sugiro também uma reunião de kick-off, não para falar do projeto, mas da forma de trabalho da equipe. Neste reunião, o Gerente deve assumir compromissos que reforcem o que citei no item anterior, e pedir o mesmo do grupo.

Escopo:
  • Em minha opinião, é o primeiro problema que o GP deve corrigir. Um escopo mal definido afeta todos os outros aspectos do projeto.
  • É comum que uma equipe inexperiente em Gerenciamento de Projetos ache que todo o trabalho está bem definido, mas basta uma reunião de detalhamento de escopo para achar lacunas e divergências críticas.

Cliente:
  • O cliente deve saber imediatamente que o Gerente será um dos principais pontos de contato a partir daquele momento.
  • Para ganhar a confiança do cliente rapidamente, identifique alguns de seus pontos de insatisfação, e marque uma primeira reunião de apresentação mostrando que está ciente das oportunidades de melhoria e de como você irá agir. Mais importante: cumpra rigorosamente este compromisso, e você alcançará rapidamente a credibilidade desejada.

Autoridade e Reconhecimento Formal:
  • Lidar com a equipe pode ser mais fácil do que lidar com outros stakeholders externos que não reconhecem sua autoridade no projeto.
  • O líder da empresa deve formalizar sua posição no projeto. Isto pode até ser feito com um simples e-mail, mas o apoio à sua atuação deve ficar explícita.
  • Cabe ao Gerente tomar ações rápidas quando identificar que outros stakeholders estão atrapalhando seu trabalho como líder do projeto, para que não fiquem dúvidas em relação a seu compromisso com o sucesso do mesmo.

Recursos:
  • A menos que tudo esteja perfeitamente bem documentando, refaça a previsão de recursos necessários para o projeto. Você será cobrado pelos resultados, então não deixe de ter certeza da confiabilidade dos números.
  • Caso identifique que os recursos são insuficientes, comunique isso imediatamente ao patrocinador do projeto (mesmo que não consiga mais recursos). Adiar esta informação somente o tornará cúmplice das estimativas iniciais.

Processos:
  • Gradualmente e pacientemente, implemente boas práticas de gerenciamento de projetos. Como citei no começo, quem não entende do assunto, ou tem a cabeça fechada, achará que você está querendo burocratizar o projeto
  • Ao invés de colocar processos “na marra”, explique e mostre na prática os benefícios que serão obtidos quando a empresa gerencia bem seus projetos.

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