quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Inteligência Emocional para Gerentes de Projetos

Comecei a ler um livro intitulado “Inteligência Emocional para Gerenciamento de Projetos”, do autor americano Anthony Mersino, PMP.  O livro fala da importância da inteligência emocional para a carreira do Gerente de Projetos e para o sucesso dos projetos em si.

Em breve farei uma resenha mais completa sobre o livro, mas logo no primeiro capítulo há uma lista muito importante de 7 pontos em que a inteligência emocional pode ajudar os gerentes de projeto:


1.  desenvolver relacionamentos com stakeholders que apóiem o sucesso do projeto;
2.  antecipar e evitar esgotamentos emocionais;
3.  lidar com membros difíceis da equipe e gerenciar conflitos;
4.  incrementar as informações emocionais para tomar decisões melhores;
5.  comunicar-se de modo mais eficaz;
6.  criar um ambiente de trabalho positivo e um alto moral na equipe;
7.  criar uma visualização de cenário para objetivos compartilhados no projeto, com o intuito de atrair, inspirar e motivar a equipe de projeto.

Como profissionais de projetos, não devemos ficar somente na parte “técnica” da disciplina.  Estabelecer processos, aplicar o PMBOK e fazer bons relatórios é só uma pequena parte do sucesso de um projeto. 

Uma parcela muito grande está na influência e harmonia que o gerente consegue estabelecer com os stakeholders.

Neste blog, o mais próximo que cheguei ao tema foi no post sobre amizade entre gerentes de projeto e a equipe.  Certamente este livro irá me inspirar a escrever mais sobre a inteligência emocional nos projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário