Comecei a ler um livro intitulado “Inteligência Emocional para Gerenciamento de Projetos”, do autor americano Anthony Mersino, PMP. O livro fala da importância da inteligência emocional para a carreira do Gerente de Projetos e para o sucesso dos projetos em si.
Em breve farei uma resenha mais completa sobre o livro, mas logo no primeiro capítulo há uma lista muito importante de 7 pontos em que a inteligência emocional pode ajudar os gerentes de projeto:
1. desenvolver relacionamentos com stakeholders que apóiem o sucesso do projeto;
2. antecipar e evitar esgotamentos emocionais;
3. lidar com membros difíceis da equipe e gerenciar conflitos;
4. incrementar as informações emocionais para tomar decisões melhores;
5. comunicar-se de modo mais eficaz;
6. criar um ambiente de trabalho positivo e um alto moral na equipe;
7. criar uma visualização de cenário para objetivos compartilhados no projeto, com o intuito de atrair, inspirar e motivar a equipe de projeto.
Como profissionais de projetos, não devemos ficar somente na parte “técnica” da disciplina. Estabelecer processos, aplicar o PMBOK e fazer bons relatórios é só uma pequena parte do sucesso de um projeto.
Uma parcela muito grande está na influência e harmonia que o gerente consegue estabelecer com os stakeholders.
Neste blog, o mais próximo que cheguei ao tema foi no post sobre amizade entre gerentes de projeto e a equipe. Certamente este livro irá me inspirar a escrever mais sobre a inteligência emocional nos projetos.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário